Counter-Strike e EverQuest estão proibidos no Brasil

19/01/2008 05:34 por Leandro Alves
Categorias   Brasil  

Parece brincadeira, mas desde o dia 16 de janeiro os jogos Counter-Strike e EverQuest estão proibidos no Brasil pois foram considerados impróprios para o consumo, e são considerados nocivos à saúde dos consumidores. A decisão judicial foi proferida pelo Juízo da 17a Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, e é válida em todo o território nacional, o PROCON/GO já está apreendendo no Estado de Goiás. Agora é engraçado o nível de desconhecimento de quem tomou essa decisão, veja por exemplo a descrição do jogo Counter-Strike:

O jogo “Counter Strike” (reféns, bomba, fuga, assassinato, armas, técnicas de guerra, táticas de guerrilha) reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo. O jogo foi criado nos Estados Unidos e adaptado para o Brasil. No vídeo-game, traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros.
O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais PM´s matar, mais pontos. A trilha sonora é um funk proibido.


Mas espera aí, favela, PM, funk? Nada disso faz parte do jogo original, e sim de mods como o mapa cs_rio que é ambientado numa favela do Rio de janeiro.

Já o Everquest também teve uma justificativa meia boca:

O jogo “Everquest” leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos “pesados”; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más. As más vão de mentiras, subornos e até assassinatos, que muitas vezes depois de executados, o jogador fica sabendo (ou não) que era apenas uma armadilha para ser testado para entrar em um clã (grupo).

O mais legal é que eles são especialista no assunto, muita gente fez estudos sérios relacionando jogos e comportamento violento, e ninguém nunca conseguiu prover nem que estão ou que nào estão ligados. Mas os especialistas que tomaram essa decisão conseguiram! Veja você mesmo:

Os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais.

E filmes violentos não conta? Afinal um dos grandes sucessos em 2007 foi o filme Tropa de Elite, e que têm violência de sobra.
Ainda não acabou, o Procon ainda conta com a ajuda do consumidor de GO:

Todo consumidor goiano que se deparar com a distribuição e comercialização dos jogos virtuais “Counter-Strike” e “Everquest” deve acionar o PROCON/GO, via telefone 151 ou por meio do e-mail: consulta@procon.go.gov.br, visando a apreensão destes produtos.

Eles podiam aproveitar e queimar tudo em praça pública como os governos autoritários gostam de fazer, afinal censurar alguma filme, livro ou jogo por causa de um motivo é coisa de governo autoritário. No passado o governo já proibiu alguns jogos como Carmageddon, Postal, Doom e Grand Theft Auto.

Visite o site do Procon de GO para ver o texto inteiro e morrer de vergonha de ser Brasileiro...
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: